English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 1 (2008)

open journal systems


Percepções, conhecimentos e práticas em saúde bucal de escolares

Taís Rocha FIGUEIRA
Isabel Cristina Gonçalves LEITE



Resumo

Objetivos: Avaliar as condições socioeconômicas, percepções, conhecimentos e práticas relacionadas à saúde bucal de uma amostra de
alunos da Escola Estadual Vieira Marques, localizada no município de Santos Dumont - Minas Gerais, como mecanismo para obtenção de subsídios no desenvolvimento de ações educativas em saúde adequadas à realidade desta população.
Métodos: A amostra foi constituída por 100 alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental participantes do Programa Municipal de Atenção à Saúde Bucal desenvolvido na referida escola. O instrumento utilizado para a pesquisa de campo foi um questionário ilustrado composto por seis questões de múltipla escolha.
Resultados: Os resultados indicam que há uma maior ênfase à higiene bucal mais como um meio de prevenção da cárie; demonstrando um conhecimento incompleto sobre o papel da dieta.
Conclusão: Concluiu-se que há necessidade de reformulação do Programa Municipal de Atenção a Saúde Bucal, para que sejam ampliados os conteúdos abordados para além das técnicas de escovação; estabelecendo-se parcerias com os funcionários da escola, pais de alunos e comunidade; além da necessidade de que se utilize o maior número possível de atividades e figuras motivadoras que gerem um maior impacto sobre as crianças.
Termos de indexação: saúde bucal; educação em saúde bucal; estudantes.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637