English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 58, N° 2 (2010)

open journal systems


Percepção sobre ética e humanização na formação odontológica / Perception of ethics and humanization in dentistry courses

Emeline das Neves de Araújo LIMA
Elizabethe Cristina Fagundes de SOUZA



Resumo

Objetivo: Investigar a percepção de estudantes concluintes de cursos de Odontologia sobre os aspectos éticos no atendimento odontológico e como esses futuros profissionais têm aprendido a lidar com eles a partir dos problemas vivenciados na clínica. Métodos: Estudo de caráter descritivo e abordagem qualitativa. A técnica de coleta de dados utilizada foi a de Grupo Focal. Os sujeitos entrevistados foram alunos concluintes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Potiguar. A discussão em cada grupo foi realizada com base em roteiro e registrada em gravação de áudio e anotações por escrito. O conteúdo foi sistematizado e, em seguida, categorizado por análise temática. Resultados: Os achados encontrados na literatura específica foram confirmados. As discussões dos grupos focais apontaram carência de conhecimentos sobre temas como ética, humanização e aspectos relacionais na prática clínica. Estes, quando desenvolvidos, são de forma marginal em aulas teóricas, sem inserção maior durante a realização das práticas. Conclusão: Os resultados obtidos aproximaram-se daqueles identificados na literatura, sugerindo a necessidade de articular aspectos éticos e relacionais aos conteúdos técnicos na formação acadêmica dos futuros profissionais de Odontologia

Termos de indexação: educação em odontologia; ética institucional; ética odontológica.


ABSTRACT

Objective: The objective of this study was to investigate how graduating dentistry students perceive the ethical aspects of dental treatment and how these future professionals have learned to deal with them, starting with the problems experienced in clinical practice. Methods: This was a descriptive study with a qualitative approach. The data collection method used was the focus group. The interviewed subjects were the students graduating from the Universidade Federal do Rio Grande do Norte and Universidade Potiguar. The discussion in each group was based on a script and recorded on tape and in writing. The content was systematized and then categorized by thematic analysis. Results: The findings published in the literature were confirmed. Focus group discussions showed that the students lacked knowledge on topics such as ethics, humanization and related aspects in clinical practice. When these subjects are approached, it is done superficially in theoretical classes, but not in practical situations. Conclusion: The results were similar to those found in the literature, suggesting the need to introduce ethics and related aspects with technical content to the academic education of future dental professionals.

Indexing terms: dental education; ethics institutional; ethics edental.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637