English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 53, N° 2 (2005)

open journal systems


Ferramentas de marketing empregadas por cirurgiões dentistas

Mônica da Costa SERRA
Patrícia Nordi Sasso GARCIA
Edivani Aparecida Vicente DOTTA
Patrícia Elaine GONÇALVES



Resumo

Neste trabalho foram verificadas, através de aplicação de questionários em 975 cirurgiões-dentistas, suas atitudes relativas ao uso de propagandas e de outras ferramentas de Marketing. Observou-se, dentre outros dados, que 39,38% dos entrevistados não fazem propaganda de seus serviços, 26,46% enviam mala direta, 17,03% divulgam horário de trabalho, 15,49% convênios, e 5,95% imagens do tipo antes e depois. 31,59% utilizam uniforme padronizado para a equipe de trabalho, 22,15% não costumam perguntar questões não clínicas aos seus pacientes, e somente 22,67% dos cirurgiões-dentistas têm o hábito de anotarem nos prontuários de seus pacientes temas não clínicos. Foi possível concluir que, apesar da liberação ocorrida em algumas normas de propaganda, os profissionais estão empregando pouco os itens permitidos, além de não estarem utilizando adequadamente e algumas ferramentas de Marketing.

Termos de Indexação: marketing em odontologia, odontologia legal, ética em odontologia.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637