English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 1 (2008)

open journal systems


Avaliação comparativa entre escalas de cores Vitapan Classical e 3D-Master

Alysson Cruz de FREITAS
Bruno Pereira ALVES
Antonio Renato Melo RODRIGUES
Rubens da Rocha PORTAL JUNIOR



Resumo

Objetivos: Avaliar a utilização de duas escalas na eficiência da seleção de cor e a técnica de seleção utilizada por cirurgiões-dentistas que exercem a profissão no município de Belém no estado do Pará e acadêmicos do último ano de Odontologia do Centro Universitário do Pará.
Métodos: Foram escolhidos quatro dentes hígidos ântero-superiores em dois voluntários, os quais foram submetidos à seleção de cor por três profissionais com experiência em prótese dentária. Dos entrevistados, trinta eram profissionais e 15 acadêmicos e as escalas analisadas foram Vitapan Classical e Vitapan 3D-Master. Foi aplicado um questionário com sete perguntas sobre técnica de seleção de cor, no qual foram analisados os fatores: ambiente, fonte de luz, horário ideal e se os dentes estavam úmidos assim como outros quesitos necessários para correta seleção de cor. Os dados obtidos foram submetidos ao teste não paramétrico de Man-Whitney (5%) por se tratar de variável independente e dados subjetivos.
Resultados: Os resultados mostraram que não existem diferenças estatísticas significativas entre as escalas pesquisadas quando a seleção
de cor é feita com técnica inadequada e que existe a necessidade de aprimoramento da técnica de seleção de cores pelos cirurgiõesdentistas
e acadêmicos.
Conclusão: Conclui-se que não existe diferença entre a utilização das escalas Vitapan Classical e Vitapan 3D-Master quando a técnica utilizada não segue os padrões ideais de seleção, sendo a quantidade de erros estatisticamente superior à quantidade de acertos, indicando uma necessidade de aprimoramento técnico da seleção de cor pelos cirurgiões-dentistas e acadêmicos.
Termos de indexação: estética dentária; prótese dentária; clareamento de dente.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637