English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 52, N° 1 (2004)

open journal systems


Estudo do aumento de temperatura intra-pulpar gerado pelo clareamento dental utilizando-se como fonte de ativação o fotopolimerizador e dois equipamentos com sistemas conjugados com Leds e laser

Wagner Jozsa CALMON
Aldo BRUGNERA JUNIOR
Paulo David de Castro LOBO
Fátima ZANIN
Jesus Djalma PÉCORA
Luiz Eduardo BARBIN
Júlio César Emboava ESPANÓ



Resumo

Neste trabalho foi estudando in-vitro o aumento de temperatura intra-pulpar de um grupo de 15 dentes (três passagens cada), geradas pela técnica de clareamento dental utilizando-se um aparelho fotopolimerizador e dois sistemas conjugados de LEDs com laser de marcas comerciais distintas,com um mesmo agente clareador.
Um dos principais fatores limitantes para os procedimentos de clareamento dental fotoassistindo é o aumento de temperatura gerado no elemento dental em decorrência da técnica. Em virtude disso foram avaliados os equipamentos e submetidos a uma comparação sob o aspecto de aumento de temperatura intra-pulpar in-vitro. Os resultados foram compilados e mostraram que o equipamento denominado LEDs B, foi o maior gerador de aumento de temperatura, apresentando uma média aritmética de 5,98°C, inclusive ultrapassando os limites propostos por ZACH e COHEN em 1965. O equipamento fotopolimerizador foi o segundo maior gerador de aumento de temperatura, com um aumento médio de 5,19°C, apresentando-se em uma posição limítrofe, aos limites propostos. O equipamento denominado LEDs A apresentou o menor aumento de temperatura gerado em decorrência da técnica, com uma média aritmética de 0,54°C,podendo ser considerada como desprezível.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637