English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 4 (2007)

open journal systems


Ensaio clínico randomizado comparativo do nível de dor pós-operatória da cirurgia dentária tratados com naproxeno ou celecoxibe: estudo piloto

Marcelo Carlos BORTOLUZZI
Rafael MANFRO
Cícero Frare GRANDI
Jean Marcell RESTELATO



Resumo

Objetivo: Observar e comparar a eficácia dos antiinflamatórios não-esteroidais sobre a dor pós-operatória da cirurgia dental utilizando dois antiinflamatórios não-esteroidais, um seletivo da COX2, o celecoxibe, e um não seletivo da COX, o naproxeno.
Métodos: Foram avaliadas 20 cirurgias. Para o primeiro dia pós-operatório 40% dos pacientes, em ambos os grupos, mostraram índices de dor considerados como moderados ou severos. Quanto a variação da dor, existe diferença estatisticamente significante entre o primeiro e segundo dia (p= 0,016), porém não houve diferença estatisticamente significante entre o segundo e o terceiro (p= 0,067) (teste de Wilcoxon Signed Ranks).
Resultados: Mostraram não haver diferença entre os níveis de dor, conforme o medicamento utilizado, no primeiro dia, p= 0,59; segundo dia, p= 0,41 e; terceiro dia p= 0,46 (teste de Mann-Whitney).
Conclusão: quanto ao efeito analgésico, não existem diferenças estatisticamente significantes entre o naproxeno (500mg/dia) e o celecoxibe (400mg/dia), bem como, quando usados de forma isolada e na posologia padrão, não apresentam adequado controle da dor, para um modelo de cirurgia oral.
Termos de indexação: dor; antiinflamatórios; cirurgia bucal; naproxeno.






Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637