English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 2 (2008)

open journal systems


Ocorrência de má oclusão e distúrbio articulatório em crianças respiradoras orais de escolas públicas de Santa Maria - Rio Grande do Sul

Clarissa Flores OLIVEIRA
Angela Ruviaro BUSANELLO
Ana Maria Toniolo da SILVA



Resumo

Objetivo: Verificar a ocorrência e os tipos de má oclusão e distúrbios articulatórios em crianças respiradoras orais de escolas públicas.
Métodos: Foram avaliadas 219 crianças de ambos os gêneros com idades entre 5 e 12 anos, pertencentes a duas escolas públicas da cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul; tendo sido selecionadas para este estudo 121 crianças respiradoras orais. Realizou-se avaliação ortodôntica e fonoaudiológica para verificar o modo respiratório e a presença ou ausência de más oclusões e de distúrbios articulatórios. Resultados: Observou-se que 100% das crianças respiradoras orais apresentaram má oclusão, sendo 49,60% Classe II, 48,76% Classe I e 1,65% Classe III de Angle. Verificou-se também que 18,20% das crianças respiradoras orais apresentaram distúrbio articulatório. Conclusão: Todas as crianças respiradoras orais apresentaram algum tipo de má oclusão, sendo a maioria do tipo Classe II, seguida de Classe I de Angle. O distúrbio articulatório mais observado foi o ceceio anterior.
Termos de indexação: respiração bucal; má oclusão; sistema estomatognático.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637