Ana Flávia GRANVILLE-GARCIA
Josileide Maria da SILVA
Sandra Ferreira GUINHO
Valdenice MENEZES
Resumo
Objetivos: Avaliar o conhecimento de professores do ensino fundamental do município de Caruaru, Pernambuco sobre saúde bucal.
Métodos: Foram selecionadas nove escolas municipais e 147 professores, os quais foram entrevistados por meio de um formulário padronizado. Resultados: Os dados revelaram que 21,1% receberam informações sobre saúde bucal durante a sua formação pedagógica. Apesar de 87,8% dos pesquisados afirmarem ser importante o assunto e que 98,6% das crianças teriam interesse, apenas 36,7% lecionam sobre saúde bucal. Poucos profissionais reconheceram a cárie dentária como doença (23%), sendo a escovação incorreta o principal fator relacionado (69,6%). A maioria (58,5%) desconhecia a constituição da placa bacteriana, e poucos a associaram a cárie dentária (6,8%) e a gengivite (15%). A maioria (91,8%) considerou importante a atuação do cirurgião-dentista na escola e 80,3% gostaria de receber uma capacitação. Conclusão: Conclui-se que os professores, que participaram desta pesquisa, não estão preparados para abordarem assuntos sobre saúde bucal, assim se faz necessário elaborar programas que visem uma educação continuada tornando-os aptos a exercerem de forma mais efetiva o seu papel diante da sociedade.
Termos de indexação: educação em saúde; saúde bucal; escolas.
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