English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 2 (2007)

open journal systems


Postura lingual: sua relação com a maloclusão

Gustavo SPONHOLZ
Mario VEDOVELLO FILHO
Eloísa Marcantônio BOECKER
Adriana Simoni LUCATTO
Heloísa Cristina VALDRIGHI
Silvia Amélia Scudeler VEDOVELLO
Paulo César Raveli CHIAVINI



Resumo

Objetivos: Através da análise de 40 modelos ortodônticos de indivíduos na dentição permanente completa, cuja imagem radiográfica da língua era visualizada na telerradiografia em norma lateral de cabeça, o objetivo desse trabalho foi correlacionar esta imagem radiográfica da língua com as características de maloclusão dos respectivos indivíduos.
Métodos: Com auxílio de paquímetro digital e régua milimetrada foram realizadas aferições do trespasse horizontal, do trespasse vertical, das distâncias transversais intra-arcos entre os caninos superiores e inferiores, pré-molares superiores e inferiores e molares superiores e inferiores, a classificação molar de Angle e a discrepância de modelos no arco superior e inferior. O método da análise estatística constou de verificação do erro do método para averiguação da calibração do pesquisador e a análise estatística dos objetivos, valores observados através do teste “t”-Student.
Resultados: Os resultados mostraram alterações significantes nos modelos analisados: trespasse horizontal e vertical aumentados (67,5% e 57,5%, respectivamente) a oclusão no sentido transversal foi normal em 95% da amostra. Conclusão: A postura lingual está intimamente ligada ao desenvolvimento das maloclusões, podendo influenciar na oclusão nos planos de espaço sagital e vertical.

Termos de indexação: língua; má oclusão; telerradiologia.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637