English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 4 (2008)

open journal systems


Capacidade de absorção e toxicidade de cones de papel após esterilização

Fausto Rodrigo VICTORINO
Marlice LUKIANTCHUK
Lurdes Botelho GARCIA
Clóvis Monteiro BRAMANTE
Mirian Marubayashi HIDALGO
Ivaldo Gomes de MORAES



Resumo

Objetivo: Avaliar a influência do processo de esterilização sobre cones de papel em relação à sua capacidade de absorção e, conseqüentemente, de secagem dos condutos radiculares, além da possível liberação de algum produto antimicrobiano ou citotóxico.
Métodos: Os cones utilizados foram de três marcas encontradas no mercado brasileiro: Dentsply (Dentsply Indústria e Comércio Ltda., Petrópolis, Brasil), Endopoints (Endopoints Indústria e Comércio Ltda., Paraíba do Sul, Brasil) e Tanari (Tanari Industrial Ltda., São Paulo, Brasil). Para avaliação da capacidade de absorção, os cones foram submetidos a quatro ciclos de esterilização e foi realizada a técnica de Holland modificada. A capacidade antimicrobiana/citotóxica foi verificada por meio do depósito dos cones esterilizados em placas de Petri contendo Ágar Miller-Hintom e Ágar Sangue, semeados com S.aureus e E. coli.
Resultados: Os cones Dentsply (Dentsply Indústria e Comércio Ltda., Petrópolis, Brasil) e Tanari (Tanari Industrial Ltda., São Paulo, Brasil) apresentaram maior absorção após o primeiro ciclo de esterilização, seguido de queda no segundo e terceiro ciclo e novo aumento no quarto ciclo. Para os cones Endopoints (Endopoints Indústria e Comércio Ltda., Paraíba do Sul, Brasil), os valores foram inversos, com pequena queda de absorção após o primeiro ciclo, aumento no segundo e terceiro e nova queda no quarto ciclo. Nenhum dos cones apresentou atividade antimicrobiana após o processo de esterilização.
Conclusão: O processo de esterilização por calor úmido não altera as propriedades de absorção e não há liberação de subprodutos dos cones de papel testados.

Termos de indexação: esterilização; absorção; cones de papel.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637