English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 55, N° 4 (2007)

open journal systems


Estudo comparativo de aparelhos fotopolimerizadores para determinar o grau de conversão de resinas compostas utilizando o espectrofotômetro de infravermelho

Elidio RODRIGUES NETO
André Afif ELOSSAIS
Oscar Fernando MUNÕZ CHÁVEZ
Nára Rejane Santos PEREIRA
Pedro Gregol da SILVA
José Roberto Cury SAAD



Resumo

Objetivo: Avaliar e comparar o grau e conversão de duas resinas compostas – Filtek Z250® e Filtek P60® – polimerizadas com duas unidades de luz fotoativadoras, sendo uma de luz halógena (Degulux®) e um LED (Ultrablue IS®).
Métodos: Foram confeccionados 20 corpos-de-prova de cada resina composta, distribuídos aleatoriamente em quatro grupos, de acordo com cada aparelho de luz testada e então submetida à análise por espectrofotometria de infravermelho para determinação porcentual do grau de conversão.
Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que não houve diferença estatisticamente significante entre os valores de grau de conversão das duas resinas testadas e o aparelho Ultrablue IS® apresentou resultados de conversão de monômeros semelhantes ao aparelho de luz halógena Degulux®.
Conclusão: Não houve diferença estatisticamente significante entre os valores de grau de conversão dos materiais e o aparelho Ultrablue IS® apresentou resultados de conversão de monômeros semelhantes ao aparelho de luz halógena Degulux®.
Termos de indexação: resinas compostas; luz; espectrofotometria.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637