English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 3 (2008)

open journal systems


Retenção oral do flureto após aplicação tópica profissional em crianças com atividade de cárie: comparação do flúor espuma e flúor gel a 1,23%

Lívia de Almeida BARROS
Fernanda Ferreira LOPES
Ana Emília Figueiredo de OLIVEIRA
Cecília Cláudia Costa RIBEIRO



Resumo

Objetivo: Este estudo avaliou a retenção de flúor na saliva de crianças com atividade de cárie após aplicação tópica de flúor na forma de gel e de espuma.
Métodos: Estudo cruzado, cego e randomizado, realizado com dez crianças cárie-ativas entre 8 e 10 anos, em duas etapas, com umintervalo de duas semanas entre elas (washout). Os tratamentos foram compostos por: a) aplicação de 2mL de flúor fosfato acidulado tipo gel em moldeira e b) aplicação de 2mL de flúor fosfato acidulado tipo espuma em moldeira. Após o washout, os tratamentos foram invertidos. A coleta da saliva não-estimulada nas crianças foi realizada nos tempos 5, 15, 30 e 60 minutos após a aplicação tópica de flúor. Para a análise estatística, foi utilizado o teste t de Student, com nível de significância de 5%.
Resultados: A análise salivar foi feita usando um eletrodo específico para o flúor (ISE25F/ Radiometer, Copenhagen, Dinamarca) no Centro de Ciências Aquáticas, na Universidade Federal do Maranhão, que revelou diferenças após 5 minutos (p=0,0055) e 15 minutos (p=0,0208). A aplicação tópica de flúor na forma de gel revelou maior concentração de flúor na saliva.
Conclusão: A retenção do flúor na saliva de crianças com atividade de cárie após aplicação tópica de flúor gel e de aplicação tópica de flúor espuma possui diferença após 5 e 15 minutos de sua aplicação. Recomenda-se a aplicação tópica de flúor espuma, com base na
menor probabilidade de toxicidade durante seu uso.

Termos de indexação: flúor; saliva; cárie dentária; criança.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
avaliação pelos pares artigo
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637