English Espa�ol

Buscar artigos: em     Busca Avançada

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia > Vol. 56, N° 4 (2008)

open journal systems


Risco e prevenção à cárie dentária: avaliação de um programa preventivo aplicado em uma clínica infantil

Júlia Magalhães da Costa LIMA
Andréa Cristina Barbosa da SILVA
Franklin Delano Soares FORTE
Fábio Correia SAMPAIO



Resumo

Objetivos: Avaliar o sistema de avaliação de risco Nexø, associado ao Cariograma® (Faculdade de Odontologia, Malmö, Suécia), em um programa de prevenção infantil da Clínica de Cariologia da Universidade Federal da Paraíba.
Métodos: A amostra foi composta por 107 crianças (2 a 14 anos) atendidas em duas ocasiões. Os dados clínicos do paciente (CPO-D e ceo-d, Índice de Sangramento Gengival e Índice de Higiene Oral Simplificado) e dos procedimentos executados (profilaxia profissional, aplicação de flúor, registro do Cariograma® (versão 2.01, Faculdade de Odontologia, Malmö, Suécia) e pontuação Nexø) foram obtidos pelas fichas clínicas na primeira ocasião e por exame clínico na segunda visita. Pais e responsáveis avaliaram o atendimento por entrevista e as crianças por escala visual. As crianças foram classificadas em dois grupos de risco de cárie pelo sistema Nexø: baixo risco (n=53 crianças) e alto risco (n=54 crianças). Os dados foram processados pelo Programa Statistical Package for the Social Sciences (Chicago, Estados Unidos), versão 11.0, para análise estatística.
Resultados: Observou-se uma correlação entre o sistema de classificação de risco Nexø e o Cariograma® (Faculdade de Odontologia, Malmö, Suécia) no que diz respeito à porcentagem de possibilidade de evitar novas lesões de cárie. Esta possibilidade evoluiu em 5% em ambos os grupos, e houve um baixo incremento nos outros parâmetros.
Conclusão: O sistema Nexø, associado ao Cariograma® (Faculdade de Odontologia, Malmö, Suécia), contribuiu para a classificação de risco de cárie dos pacientes e o sucesso do programa de prevenção infantil aplicado na Clínica de Cariologia da Universidade Federal da Paraíba.

Termos de indexação: prevenção e controle; cárie dentária; medição de risco; criança.


Texto completo: PDF



Research
Support Tool
  For this
não avaliado
  Context
  Action

Capa | Atual | Arquivos | Sobre | Avisar | Contato | Buscar

RGO - Revista Gaúcha de Odontologia.   ISSN: 1981-8637